terça-feira, 4 de novembro de 2008

Matriz Perdida


A técnica da matriz perdida é uma técnica que tem me atraído muito neste semestre. Eu, que sempre fui do tipo que tem rascunho (e mantém guardados) para tudo o que escreve, livros, cartas, tudo... ...sempre gostei de ter cópias. Num comentário da prof em em aula, me identifiquei em meu sentir atual. Falava ela do porque ter sido atraída pela gravura (técnica de reprodução), que foi justamente esta idéia de guardar seus desenhos. Quando desenhos, estes são únicos. Então, ela passa a não manter várias cópias da mesma matriz. Mas, será que realmente temos cópias que não sejam únicas até mesmo na gravura??

A matriz perdida nos oportuniza várias camadas de cores que vão sendo extraídas da matriz. Eu passei a gostar disso. Ter uma imagem inicial e não me apegar a ela, mas escavar mais, sem pena, e obter outra imagem, até a imagem final. Não foi muito fácil retirar a casa verde deste cenário. Mas era preciso, senão a imagem não chegaria onde desejo.

E isso me dá novos horizontes. Novas oportunidades de criação. Eu gosto!!
Nesta imagem, vê-se as partes em branco que foram escavadas na madeira de mdf, e ela estando já com uma primeira entintagem, em verde, torna possível a visibilidade desta num papel, que é o suporte utilizado.
Num segundo momento retirei toda esta imagem de minha vó, em verde e vazados (escavados) por isso, matriz perdida, já que perdeu-se mais um pouco da matriz inicial. No entanto, a imagem no papel antes entintado com ela, permanece, só que esta primeira imagem fica com a impressão mais clara, pois não recebe tinta nesta nova área escavada.

Um comentário:

Bianca disse...

Adoroo teu trabalho!
Tu sabe!

Carlotita!!!! :D

beijoo