terça-feira, 20 de julho de 2010

CAIXAS... ...

eu ia começar falando hoje novamente da cor... ...pois acreditava que tudo começava com ela... ...o novo projeto, o novo desejo, mas... ...
ontem lembrei do soldadinho de chumbo e esbocei um desenho... ...
eu tava confusa... ...eu ando confusa... ...aonde começa? aonde eu quero ir?
que caminho é este? como vou percorrê-lo?
daí... ...
hoje de manhã o mano foi até a cabeceira da cama... ...
e comecei a ver somente caixas e mais caixas... ...
**eu já disse que o nosso universo é uma caixa?**
pois é, uma caixa, aliás... ...muuuuuitas caixas amontoadas... ...
umas ao lado das outras... ...
umas dentro de outras... ...
umas menores... ...outras maiores... ...
eu tenho aquela coleção de livrinhos... ...e lá tem o soldadinho de Chumbo... ...
e ele veio numa caixinha, ou uma caixa grande?... ...
e o barquinho de papel?
... ...eu lembro agora... ...tinha o barquinho de papel... ...
a gente construía barquinhos de papel... ...bonecas de pano... ...cabeças de porongo... ...
eu gostava dos pernas-de-pau... ...
aqueles palhaços que andavam pela rua... ...
eu não lembro onde, mas eu gostava, eu e o mano... ...
o mano não gostava que me dessem injeções... ...ele queria que eu não sofresse... ...
mas, porque falei nisso mesmo... ...
bem... ...
eu só sei que tudo, tudo mesmo... ...
tudo cabia lá... ...
era uma caixinha modesta, de papelão ou madeira?... ...
eu não lembro... ...
acho que no início, quando éramos seis, eu não sei bem se o pai tava lá naquela época... ...sei que ele construiu a caixa... ...ah, isto sim, foi ele sim quem a construiu... ...
mas pouco usufruiu... ...
isso isso... ...
realmente eu não sei como... ...
mas sei que tudo cabia lá dentro, desde o começo... ...
a mãe ajeitou tudo depois... ...e, tinha sol, tinha chuva, a gente tava lá sem perigo algum... ...
não sei bem que aparência tinha por fora, mas sei que sempre foi confortável lá dentro... ...
... ...
éramos seis, como disse antes... ...
daí o pai saiu de lá... ...tentou, acho que como aquele soldadinho de chumbo, se aventurar por aí, achando qe poderia ter coisa melhor, ou trazer coisa ainda melhor para nós... ...
mal sabia ele que já tínhamos tudo o que sempre precisávamos... ...
é... ...
ele acreditou mesmo que poderia voltar... ...
mas não voltou não... ...
e continua lá fora, na chuva, no sereno, sem agasalho... ...
todos tentamos sempre trazê-lo para dentro da caixa, mas ele se perdeu lá fora, não sabe mais quem é... ...
nós sabemos quem somos... ...sim, nós sempre soubemos.
... ...
enfim nós ficamos lá dentro... ...
viramos cinco... ...
tinha comida, água, ar... ...
proteção e vestimentas... ...
tínhamos bonecos para brincar... ...
ou os bonecos éramos nós?... ...
a caixa era de papelão, madeira... ...ainda não sei... ...
às vezes rasgava, furava... ...entrava vento, mas a mãe sempre dava um jeito... ...
e a vó ajudava... ...
e a Mota também... ...
ninguém passava frio... ...
nunca... ...
e eu, e nós... ...não temos vergonha disso... ...
foi um privilégio sermos acalantados por braços tão ternos e que nos deram a base da existência, da verdadeira existência humana... ...o AMOR e a bondade... ...
o AMOR e leveza das relações... ...
o AMOR e nunca o ódio, nem o desperezo, nem a desatenção... ...ou o desafeto... ...
nada destes novos ensinamentos, ou regimentos, do mundo moderno... ...
não, não... ...
... ...
e hoje, eu e o mano, seguimos na caixa, ela é nossa herança... ...ela é tudo que sempre tivemos e vamos cultivar... ...
mas sempre que posso eu levo pra todo mundo que passa lá fora o que aprendi ali dentro... ...
tá tudo gravado ali... ...
cada risco que a gente fazia até mesmo de madrugada... ...
principalmente de madrugada... ...
sem luz... ...
mesmo assim a gente via, nas paredes, nossas mãos... ...ao som de lindas melodias num rádinho de pilha... ...
era a noite mais feliz... ...
é o que nos mantém forte... ...
pois sou forte, como elas... ...
elas nem sempre tiveram uma caixa fixa para acalentá-las e envolvê-las em noites de frio... ...ou eram duras demais... ...
afinal os tempos eram outros... ...
porém tinham caixas... ...como todos temos... ...
cada um escolhe a sua... ...
quem não tem uma caixa forte como estas, sofre e percorre dias frios como os que estamos passsando, quando o Minuano nos embala... ...
... ...
... ...
eu não sei que nome tem... ...
mas esta é a origem de tudo que vai começar outra vez... ..
eu não sei como vai ser a forma exata... ...
eu não sei que linhas têm... ...
se se repetem como as molas... ...
mas tem molas, sim, eu acho que têm... ...
eu não sei que cor, se tem cor... ...
eu não sei se tem forma fixa... ...
eu não sei se vai ser retangular, angular, quadrada, em perspectiva... ...
mas tá nascendo... ...
quando, porque, como... ...
vamos ver depois... ...
eu espero que sim... ...
eu espero... ...
aguardo o universo me responder,
porque ele sempre me responde, me respondeu ontem, hoje... ...
... ...
com calma, com tranquilidade, com AMOR...tudo se resolve... ...
tudo sempre foi assim... ...
mesmo que os tempos sejam novos... ...
... ...
e eu espero que fique legal, que diga tudo o que vem pra dizer... ...
tem uma temática semelhante, mas tem uma forma que ainda desconheço... ...
... ...
... ...

Nenhum comentário: