terça-feira, 11 de novembro de 2008

A primeiríssima matriz perdida!!!!!!!



"Efeitos"

Xilogravura (matriz perdida)
33cm

2008

Esta minha amiga tri-animada passou por mim ontem e só vi depois... ...Passou pelo meu msn - pois hoje em dia estamos presentes nós aqui e nossos amigos... lá. Mas semprte presentes, lembrando de nós... Pois é, só por causa de uma frase de música...

Matriz Perdida: Esta matriz foi primeiramente escavada apenas onde está o contorno do rosto (linhas vistas em branco na imagem) para logo em seguida ser entintada de amarelo. A forma da matriz (maderia de mdf) já era esta. Em seguida, para manter no suporte (papel vegetal) a cor amarela, retirei/escavei como a goiva (tipo de formão para entalhe) a parte que justamente vemos em amarelo nesta imagem. Sim, pois o que eu retiro da matriz se mantém na imagem impressa posteriormente. Entintei de vermelho toda a área que ficou saliente (não escavada), ou seja, a borda arredondada e o centro retangular. Para manter o vermelho, escavei toda a área ao redor do amarelo. Para finalizar, retirei a parte que se vê em preto e imprimi a cor azul (este retângulo que vemos no centro). Desta forma, sobrepondo, amarelo, vermelho e azul (cores primárias), obtém-se um preto. No entanto, conforme se realizaram as sobreposições de cores, uma parte ainda da impressão ficou em vermelho por não absorver totalmente o azul sobreposto.

Isto é uma matriz perdida.

Só fazendo para entender. E, de preferência, esquematizando com desenho e áreas de cores diferentes que se pretende para a imagem, pintadas, como um roteiro para esta proposta.

Como eu digo... ...Fascinante uma imagem de matriz perdida. Esta é apenas uma humilde sujestão de um experimento meu.

Nenhum comentário: