terça-feira, 9 de dezembro de 2008



"Umbanda"
xilogravura
30 x 50 cm
2008
Eis a melhor, da melhor, da melhor da minhas melhores amigas... ...no centro desta imagem, amparada por aquelas entidades que sempre ao seu lado estiveram. Figuras de sua fé, mas sempre tendo Deus acima de tudo. Sua fé, somente sua fé pode estar sendo capaz de me fazer seguir aqui neste plano sem sua presença física que neste últimos dois meses tem me feito tanta e imensa falta... ...A companhia de minha amada mãe, que vive sempre comigo e que nunca acreditarei que não estar mais aqui... ...
Nossas conversas, nossos filmes de madrugada, quando ela dormia e acordava exatamente na hora que vinha aquela palavrinha: FIM!! "Ah!! Perdi de novo o final!!" Que saudade mãezinha... ...Não faz sentido seguir aqui sem ti... ...mas eu sigo. Não sei como... ...Não sei.
Esta gravura ilustra parte de nossa cultura que parece tão difícil ser compreendido e aceito pelas tantas existências por aí. Como querendo dizer ser menos importante, e sabendo nós que é tão importaqnte quaisquer culturas, e ainda mais estas origens que sem elas, não existiríamos. Sejamo bem conscientes disso. Nada do tanto que existe por aí construído, foi sem estes braços... ...sem muito sofrimento... ...
Há muito a se refletir sobre isso e se agir mais acertadamente... ...

Ainda sem título, esta nova gravura é um novo universo a descortinar. Abusar da transparência que tanto tenho ad0rado explorar, sem ter ainda a certeza absoluta de tudo o que esta pode me trazer... ...
Aqui meu lar, meu universo que tanto me inspira às criações, sejam literárias, sejam de cunho imagético.
Algo transpira por ela... ...a natureza, eu... ...Enfim, somos um só!!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Findi semestre...Férias, sol e reflexões... ...

Pois é. Eis que chega o fim do semestre 6... Já!! Falta pouco para chegar ao final desta trajetória que tem sido muito produtiva em minha vida: a facul, tantos anos sonhada. Mesmo sem saber qual.
Queria mesmo algo diferente para conhecer. Conheci. Queria interação, obtive. E, depois... ...para onde ir??
... ...
Enfim, hoje é nosso último dia de aula e em breve volto para finalmente atualizar estas páginas.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Experiências e mundo virtual



"Virtual"
2008
30 x 50 cm

Hoje em dia a vida anda bem corrida, mas para quem tem verdadeiros amigos, a distância é encurtada com os e-mail's, msn's e o contato pode não ser total, mas pode ser mantido e não perdido totalmentge. com esta nova experiência, na realidade, já um pouco antiga, do semestre passsado, procurei relatar visualmente estes momentos vividos com minhas amigas. volte-e-meia (minha mãezinha adora esta minha expressão!!) nos encontramos, cada qual em seu lar, "enjaulados" de certa forma, pois os trabalhos de faculdade e as infinitas atividades diante nosso PC assim nos condicionam.
Uma imagem que talvez nos faça refletir estes novos tempos... ...Diferente, estranha num primeiro momento... ...Ennfim... ...VIRTUAL.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia de não sair de casa... ...

Não!! Este dia não foi hoje, embora não tenha mesmo saído.
Quarta foi um dia que saí para não fazer nada. Fiquei até 6h da manhã terminando uma apresentação que foi adiada. Eu... ...morrendo de sono... ...À noite, na companhia do mano, um meio copo de vinho para dormir a noite inteira já foi o suficiente.
À tarde, não tinha material para fazer minha arte... ... serigrafar.
Moral: mais agilidade. O dia nunca é em vão. Sempre diz algo: seja mais ágil, e ponha o "bloco" na rua... ...
Mas tudo vai dar certo agora.
A última arte está pronta, uma camiseta que já tá fazendo sucesso por aí, nas mãos de pessoas, como já disse, muito especiais.
Como ainda não apresentei em aula, vamos deixar para conhecê-la mais tarde.
Mas ontem foi dia de Feira do Livro. E aqui temos gravuristas que se dispuseram estar apostos para quem quisesse conhecer esta arte que tá voltando a fazer sucesso.
Para os lados de SAMPA já se viu isso... ...Quem foi sabe bem.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A primeiríssima matriz perdida!!!!!!!



"Efeitos"

Xilogravura (matriz perdida)
33cm

2008

Esta minha amiga tri-animada passou por mim ontem e só vi depois... ...Passou pelo meu msn - pois hoje em dia estamos presentes nós aqui e nossos amigos... lá. Mas semprte presentes, lembrando de nós... Pois é, só por causa de uma frase de música...

Matriz Perdida: Esta matriz foi primeiramente escavada apenas onde está o contorno do rosto (linhas vistas em branco na imagem) para logo em seguida ser entintada de amarelo. A forma da matriz (maderia de mdf) já era esta. Em seguida, para manter no suporte (papel vegetal) a cor amarela, retirei/escavei como a goiva (tipo de formão para entalhe) a parte que justamente vemos em amarelo nesta imagem. Sim, pois o que eu retiro da matriz se mantém na imagem impressa posteriormente. Entintei de vermelho toda a área que ficou saliente (não escavada), ou seja, a borda arredondada e o centro retangular. Para manter o vermelho, escavei toda a área ao redor do amarelo. Para finalizar, retirei a parte que se vê em preto e imprimi a cor azul (este retângulo que vemos no centro). Desta forma, sobrepondo, amarelo, vermelho e azul (cores primárias), obtém-se um preto. No entanto, conforme se realizaram as sobreposições de cores, uma parte ainda da impressão ficou em vermelho por não absorver totalmente o azul sobreposto.

Isto é uma matriz perdida.

Só fazendo para entender. E, de preferência, esquematizando com desenho e áreas de cores diferentes que se pretende para a imagem, pintadas, como um roteiro para esta proposta.

Como eu digo... ...Fascinante uma imagem de matriz perdida. Esta é apenas uma humilde sujestão de um experimento meu.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008







À direita:

Eternos Amigos
xilogravura
15 X 17cm
2008




Como eu disse, sempre gosto muito de "falar", seja literáriamente, seja visualmente daqueles que sempre me ofereceram tanto.





A vida é corrida demais, eu sei, mas tem certas coisas que são vitais para que sigamos exixtindo neste mundo... ...nossas amizades, aqueles que ajudam a "nos cosntruir" não podem ficar apagados... ...Podemos estar longe dos que tanto nos importam nesta vida, mas se os virmos um segundo, um minuto que seja - eu não acredito que seja demais falar outra e outra vez - é muuuuuuuito bom. E quando encontramos, ou somos encontrados por um ou mais de um, como foi comigo hoje, nunca é demais acrescentar isto como algo MARAVILHOSO que nos ocorreu.





Vale muuuuuuuuito ter AMIGOS. Vale muuuuito manter presente a lembrança de um SONHO que seja. E eu vivi este sonho e vou preservá-lo.





Às vezes a gente estressa, tá certo... ...mas não dá para perder a fé. É o que vem nos dizer estas pessoas tão especiais em nossas vidas tão malucas e corridas hoje em dia.




Esta experiência que aí está, eu fiz em eucatex (tipo de aglomerado de madeira). Pretendia mais áreas de sombra do que de luz, como fiz numa primeira imagem que não tem nada a ver com minhas memórias, mas como expressão artística do que me apaixono fazer, tem tudo a ver.






A imagem abaixo é a qual me referi neste momento.







À esquerda:




Alto contraste
xilogravura
30,5 X 19,5cm
2008